7.04.2010

(j) Jornalistas da Cumeira

No ano lectivo de 2008/2009, o meu Francisco frequentava a Escola Básica da Cumeira.
Pouco depois do início das aulas fui convocado para uma reunião de pais onde foram apresentados, o plano de actividades, o plano de segurança, etc, etc, tendo as professoras aconselhado os pais a lerem os documentos então apresentados, os quais seriam afixados numa das paredes da escola. Como cada documento era composto por uma grande quantidade de páginas, a coisa resultava num autêntico estendal.
Alguns dias depois contactei com a professora do meu filho e sugeri-lhe que a escola tivesse um blogue. Dessa forma, para além das pessoas poderem aceder de forma fácil e cómoda aos documentos apresentados, também poderiam dar a conhecer à comunidade as actividades que se iam realizando, abrindo igualmente caminho à produção de conteúdos, resultantes da actividade pedagógica, para de certa forma o irem “alimentando”.
A ideia foi bem acolhida nascendo assim, em Janeiro de 2009 um dos blogues mais interessantes que conheço e que dá pelo nome de “
Jornalistas da Cumeira”, nome herdado duma pequena publicação trimestral que já era produzida pela mesma escola, em suporte de papel.
É por isso com grande satisfação que vejo que o blogue, ao fim do segundo ano lectivo de existência, mantém o mesmo espírito e a mesma dinâmica, sendo um bom exemplo da forma como a escola pode utilizar, para proveito de todos, esta interessante ferramenta que veio democratizar a divulgação de conteúdos a uma escala inimaginável há alguns anos atrás.
Para completar esta minha referência, deixo ainda um vídeo muito engraçado, relativo a um dos trabalhos realizados pela turma do 4º ano daquela escola, no ano lectivo de 2008/2009, no âmbito do projecto pedagógico que decorria naquele ano lectivo “Conhecer Profissões, Artes e Ofícios”. Neste caso
a profissão era a de repórter e os pequenos jornalistas não se saíram nada mal. Sobretudo o pivot, que é mesmo parecido com o meu Francisco.


Sem comentários: