3.13.2006

(r) Rua

Antigamente… não era melhor nem pior, era diferente. A rua também era diferente. Era o local das nossas brincadeiras, era o ponto de encontro da garinada, dos putos. Havia pouco trânsito, não havia tanta preocupação com a segurança, “eram outros tempos”. A rua era o quintal entre as casas. E se na Marinha, vila industrial já com algum movimento e com gente que chegava de fora a coisa não era tão pacífica, na terra da avó Laura onde ia passar férias, a rua era nossa. Barrigadas de rua, de manhã à noitinha. Porque numa aldeia como o Alqueidão da Serra, a pacatez da sua rotina, permitia tomar a rua só para nós. A rua é nossa! Nossa! Jogar à bola, correr, brincar, sem parar, tudo nos era permitido. A equipa alinhada antes do desafio, como profissionais da bola e amadores da rua, olhares fixos no kodac: "olhó passarinho, 1, 2, 3, já está..." o diafragma abre e fecha fixando na película, para a posteridade, a pose altiva dos atletas; amadores da rua, profissionais da brincadeira.
Hoje, há parques, jardins, locais onde se pode brincar com outras condições, com outros equipamentos e com outra segurança. É diferente.
O passado já foi, o presente já era e o futuro já espreita. Não é melhor nem pior, é diferente…



Luis de Camões escreveu e José Mário Branco musicou e cantou,

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.
.
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

3 comentários:

Anónimo disse...

Felipe, mais uma vez gostei do teu 'post'. De resto, dizer isso e no que respeita ao que escreves, é já, quase, um lugar-comum...
É certo que sou um pouco mais velho do que tu, mas também eu me recordo de jogar à bola na estrada que, nesse tempo e em frente à casa dos meus pais, era (e foi durante muitos anos) de simples terra batida... e olha que isso não se passava na tranquila Alqueidão da tua infância!. Não, isso acontecia aqui mesmo nesta Marinha Grande onde tu e eu vivemos...

Se eram melhores esses tempos? Não sei... mas de uma coisa tenho eu a certeza. Esses eram tempos de muitíssimo maior despreocupação, de maior e de mais fraterno convívio. E, sobretudo, eram tempos de uma muito maior partilha!

Por aqui já vês o quanto gostei do teu 'post'... ele levou-me também a recordar tempos que foram, para mim, de grande felicidade.
Um abraço e obrigado

Marinhoto

zé lérias (?) disse...

que saudades eu tenho dos trambulhões que dei(até conseguir equilibrar-me - ensaiando semi-pedaladas) em bicicleta de adulto, e voltar a cair na estrada desempedrada, mais além... por não saber onde estavam os travões...

Será dos trambulhões e dessa bicicleta que tenho saudades, ou de outra coisa? Já não sei...

cumprimentos ao seu pessoal

Anónimo disse...

O Passado é história;
O Futuro è mistério!

Isto é o que faz já não caminharmos para novos.
Lembramo-nos de muita coisa!.
Até nos lembramos de brincar no meio da rua, o que agora até parece ficção.
Somos uns felizardos........
Beijocas